16 de setembro de 2011

"A felicidade de todos os seres na sociedade futura"

Apenas ontem, por circunstâncias da vida, o livrinho "A felicidade de todos os seres na sociedade futura", transcrição da Conferência realizada por António Gonçalves Correia após o V Congresso dos Trabalhadores Rurais (Évora, Teatro Garcia Resende, 16/12/1922), me chegou às mãos.

Li-o de uma assentada e reforcei a minha percepção da singularidade, modernidade e acerto de grande parte das perspectivas do velho anarquista para Portugal, país que já então atravessava um tempo de grandes incertezas - como hoje... - , e que conduziriam menos de quatro anos depois ao golpe militar de 28/05/1926, acontecimento de triste memória para o país e que inaugurou 48 anos de ditadura e fascismo.

Acredito, sinceramente, que "A felicidade de todos os seres na sociedade futura" goza de plena actualidade. E a vontade que tenho é começar a mexer-me para ver o "opúsculo" novamente editado, de preferência em edição fac-símile, com notas explicativas, ou introdução de contextualização, não obstante não existir, temo bem, melhor explicação para o contexto do livro que o momento presente.

Vale a pena ler "A felicidade de todos os seres na sociedade futura", asseguro-vos.

1 comentário:

Nina disse...

Não só acredito como vivo estes ideais. onde posso arranjar este livro?
Abraço