16 de setembro de 2012

Sessão/Colóquio na Casa do Alentejo

Realizou-se ontem, dia 15 de Setembro de 2012, uma sessão/colóquio associada à exposição "Gonçalves Correia: a utopia de um cidadão", e que se encontram patente no Palácio Alverca/Casa do Alentejo, em Lisboa, até 29 de Setembro.



A sala escolhida esteve cheia e a sessão foi de uma grande dignidade, constituindo-se como mais um momento de valorização da vida e obra de um homem ímpar do século XX português.

Esteve presente o grupo coral de Cante Alentejano "Lírio Roxo" (Paio Pires), que dedicou a moda "Embarcação" a Gonçalves Correia, num dos momentos mais emocionados da tarde.

Depois tomaram a palavra vários oradores, destacando-se pela beleza e emotividade do texto a carta de Daniel Nobre Mendes sobre Gonçalves Correia (lida pelo actor João Vasco Henriques) e a intervenção de fundo sobre a vida do velho anarquista, da responsabilidade da professora Francisca Bicho.

Foram feitas alusões ao momento de lutas no país e à importância de lembrar Gonçalves Correia num dia em que se realizou um conjunto de iniciativas de rua em todo o país. Foi ainda recordada a coincidência da exposição encerrar precisamente no dia em que o povo regressará às ruas, na manifestação convocada pela CGTP para 29 de Setembro, em Lisboa.

Sem comentários: