29 de novembro de 2012

"Soube a pouco a mesa-redonda sobre Gonçalves Correia na UE"

Assisti esta tarde à mesa-redonda sobre Gonçalves Correia na Universidade de Évora. Sala cheia de jovens estudantes que ali estavam apenas por obrigação curricular, depois de terem visitado a exposição, e que saíram mal tiveram oportunidade (e que motivaram o comentário de um dos participantes, expresso na caixa de comentários de um post do acincotons).

Restaram na sala, na parte final, uma quinzena de pessoas interessadas. Muito interessadas. Eu fui uma delas. Fui levado pelas palavras de Francisca Bicho, de Cuba, antiga professora do secundário, responsável pela exposição "Gonçalves Correia: a utopia de um cidadão" e "apaixonada" (como disse) pela figura de Gonçalves Correia. Gostei do tom caloroso, da importância que conferiu a esta personalidade e à força dos ideais anarquistas que lhe eram estruturais. Gostei também da intervenção de Paulo Guimarães, professor da UE, e cuja tese de mestrado se centrou no no estudo do movimento operário no Baixo Alentejo durante a 1ª República. Paulo Guimarães falou dos vários "esquecimentos" a que o anarquismo português foi votado ao longo do Estado Novo e do pós 25 de Abril. Perseguidos, presos, mortos, os anarquistas e o anarquismo, enquanto força predominante no movimento operário durante a primeira República, foi quase por completo destruída durante o primeiro período do regime fascista. Depois foi propositadamente esquecida e, após o 25 de Abril, completamente ignorada e proscrita e os seus principais vultos quase por absoluto riscados da história do movimento operário em Portugal. De forma propositada para que outras ideologias e correntes fizessem o seu aparecimento na cena politico-social.

No fim ficou a "quase promessa" de Francisca Bicho - que continua a estudar  e a procurar novos textos de Gonçalves Correia - de poder editar um livro sobre este anarquista e de António Cândido Franco ter sugerido a realização em Cuba de um Congresso Internacional sobre o anarquismo e Gonçalves Correia, em 2016, quando se comemoram 100 da publicação nesta vila do jornal "A Questão Social".

Finda a mesa-redonda, ela soube a pouco. Há que repetir este tipo de conversas, noutros meios e com mais gente. É que quanto mais se conhece a envergadura de homens e revolucionários sociais (não políticos) como Gonçalves Correia, Elias Matias, José Cebola ou Artur Modesto (todos alentejanos) bem pequenos parecem os exemplos construídos a partir do nada, para o martirológio a que as correntes autoritárias nos habituaram. E cujos nomes nem vale a pena referir.


(texto publicado a 21/11/2012, no Blogue "A cinco tons")

Sem comentários: